Por favor, aguarde
Carregando...Teto Construtora

Olá, seja bem vindo ao nosso site!

Uberlândia / MG

Teto Construtora

(34) 3214-0252

Atendimento

Notícias

Brasil conquista prêmio de Engenharia de Excelência em torneio mundial de robótica

Novidades

Brasil conquista prêmio de Engenharia de Excelência em torneio mundial de robótica

As equipes Atombot e SESI CLP competiram na FIRST LEGO League Challenge com robôs feitos de LEGO.

24/04/2022 - 18:41

Os alunos da Atombot (MG) e SESI CLP (SP) ficaram entre os cinco melhores, de 108 times, no Desempenho do robô e Engenharia




Em uma competição de robótica, vence o melhor robô, correto? Sim e não. Nas competições da FIRST, além da construção e do desempenho do robô, são avaliadas diferentes frentes de trabalho da equipe, como projetos sociais e de inovação, planos de negócio, caderno de engenharia, design, valores e atitudes como bondade e cooperação, e iniciativas para levar ciência e tecnologia à comunidade.

Após quatro dias de robôs competindo em quadra e de avaliações das cerca de 770 equipes e seus projetos, chegou ao fim, neste sábado (23), o FIRST Championship, torneio mundial que ocorre nos Estados Unidos anualmente com estudantes do ensino fundamental e médio dos cinco continentes.

O Brasil, representado por quatro times - dois na modalidade FIRST LEGO League Challenge (FLL), um na FIRST Tech Challenge (FTC) e um na FIRST Robotics Competition (FRC) -, mais uma vez serviu de inspiração para competidores de outros países e marcou presença entre os melhores do mundo, levando prêmios importantes na FLL.

Engenharia criativa fez diferença nas partidas
As duas equipes brasileiras que competiram na FLL, a Atombot, do SESI de São João del Rei (MG), e a SESI CLP, de Campo Limpo Paulista (SP), ficaram entre as cinco melhores, de 108 times, em duas categorias técnicas.



Os estudantes levaram o 1º e o 2º lugar, respectivamente, no prêmio Engenharia de Excelência. Com robôs bem construídos e programados, eles se destacaram também nas partidas da mesa, em que devem cumprir uma série de atividades e somar pontos. No final, acabaram com a 4ª (SESI CLP) e a 5ª (Atombot) colocação na categoria Desempenho do robô.

Herbert Campos, 16 anos, da Atombot, lembra que, para chegar ao topo do mundial, foi um longo caminho. A equipe foi criada em 2013 e, desde então, vem evoluindo e acumulando prêmios regionais, nacionais e internacionais, como o de Projeto de Inovação no Open da Austrália de 2019.

“Nessa temporada, tivemos pouco tempo para preparar e traduzir toda a documentação, fazer as modificações que achávamos necessárias no robô e no projeto. Mas mandamos bem na partida e, na avaliação de sala, os juízes foram muito receptivos, conseguimos nos comunicar e passar as mensagens que queríamos”, lembra o veterano da equipe.


As colegas Julia Meneses, 12, e Estela Terzi, 14, foram reconhecidas ainda por levar os valores da FIRST, como trabalho em equipe, empatia e competição amigável. Ambas voltarão para casa com um botton edição limitada do Woodie Flowers.



Os alunos da Atombot (MG) e SESI CLP (SP) ficaram entre os cinco melhores, de 108 times, no Desempenho do robô e Engenharia

Apesar de ser a menor competição em número de equipes no mundial - FTC tem 160 e FRC 450 -, a FLL é a modalidade presente no maior número de países, portanto, com maior alcance. No Championship, são entregues prêmios em diversas categorias, técnicas e comportamentais, além do Desempenho do robô e Engenharia de Excelência: Design do robô, Técnico/Mentor, Core Values, Engenharia, Breakthrough, Rising All-Star, Motivação, Peer Award e o prêmio principal, Champion's Award - que, neste ano, uma equipe da Espanha levou.

Trocas de experiências e preparação para os próximos torneios

Na FIRST Tech Challenge (FTC) e na FIRST Robotics Competition (FRC), modalidades com robôs maiores, que chegam ao porte industrial, também houve diversas premiações. Algumas semelhantes à FLL, como Design, e outras distintas, como Motivação, Inspiração e Criatividade.

A Geartech Canaã 16054, do SESI Canaã em Goiânia (GO), e a Under Control 1156, do Marista de Novo Hamburgo (RS), já participaram de mundiais anteriores e carregam no currículo diversos prêmios internacionais. Dessa vez, eles voltam para o Brasil com experiências positivas e algumas melhorias a serem feitas para as próximas competições.

“A gente chegou no torneio e estávamos bem ansiosos por conta da apresentação e das partidas, mas o legal da competição é conhecer outros times, os projetos que eles têm, conversar com pessoas de países diferentes e outras categorias, como o FRC”, reconhece Matheus Amorim, 17, da Geartech.

Ele acredita que, mesmo sem o resultado que esperavam, eles fizeram um bom trabalho, tocaram diversos projetos sociais e alcançaram muitas pessoas com a ciência e a tecnologia. Amanda Wilmsen, 18, da Under Control, concorda e destaca que essa é a sétima participação da equipe no mundial.


“A competição vai muito além de um prêmio, sempre saímos com muita bagagem, coisas que podemos aprender com outras equipes e aplicar em nosso país. No Brasil, não temos tanto investimento em ciência e tecnologia, então fazemos um trabalho para iniciar novas equipes. Há um desafio para engajar equipes, mentores e patrocinadores”, pondera Amanda Wilmsen.

Uma das integrantes da equipe, Isabela Gonchoroski da Silva, 17, ainda foi uma das finalistas na Dean’s List, que reconhece estudantes que apresentam valores como liderança e inovação durante a competição. Em um encontro com o fundador da FIRST Dean Kamen, os finalistas tiveram a oportunidade de saber mais sobre bolsas de estudo nos Estados Unidos e entrar em contato com representantes de universidades.

Em discurso na cerimônia de premiação, Dean Kamen agradeceu não só a organização do evento como os pais, professores e líderes que fazem os programas e os torneios de robótica possíveis. "A nossa comunidade global é grande e o crescimento de líderes, cientistas, engenheiros e profissionais engajados com tecnologia está vindo dos programas da FIRST", disse.

Autor: Daensystem

Fonte: Google Notícias

Data: 24/04/2022 - 18:41

Categoria: Novidades

Compartilhe:

Estamos no Whatsapp